terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alimentos que fazem bem com a letra A

Um guia completo de A a Z, com receitas e dicas de como usar as plantas e alimentos de maneira certa, aqui você verá alimentos com a letra A os que fazem bem e o que ajuda a combater.




Abacate

 Ajuda a combater o colesterol e promove a limpeza do sangue. Também age sobre o fígado, os rins e o aparelho digestivo.

Abacaxi

Além de saboroso, o abacaxi é diurético, calmante e anti-inflamatório. É usado em forma de suco, doces e ao natural.

Abóbora

Além de oferecer um fruto saboroso, a aboboreira possui aços medicinais. Os seus brotos, conhecidos como cambuquira, são aconselhados para prisão de ventre. As suas sementes são boas para combater verminoses. O suco feito com as folhas serve para queimaduras, assaduras e brotoejas. A polpa do fruto crua é usada para retenção de líquidos no corpo e cólicas intestinais. Já a polpa cozida é indicada em casos de gases intestinais. O caldo feito com a abóbora pode ser dado para crianças com intestino solto.

Açafrão

Esse alimento é usado para dores, cólicas menstruais, tensão nervosa, insônia e espasmos, mas deve ser utilizado com moderação, pois pode causar embriaguez ou dores de cabeça.

Acelga

De fácil digestão e diurética, a acelga é indicada para quem sofre de reumatismo, gota e eczemas.

Agrião

Rico em iodo, ferro e fosfato, o agrião e descongestionante, digestivo, depurativo e antitussígeno. Os fumantes e aqueles que sofrem de ácido úrico podem se favorecer com a limpeza que o agrião faz no organismo. São utilizadas tantas as folhas com os talos, como xaropes, ungüentos, sucos e ao natural.

Aipo

Em forma de chá, funciona como digestivo e diurético. Em caso de ácido úrico elevado, recomenda-se o uso do aipo em forma de suco, também é delicioso e nutritivo em forma de saladas.

Alcachofra

Presente na culinária, a alcachofra é calmante, fortificante e diurética, atuando nos distúrbios do fígado causados pelo álcool. Favorece as funções do estomago e é recomendado para casos de malária e nefrites.

Alecrim

Aproveita-se tudo dessa erva, muito empregada na culinária. O chá é recomendado contra a tosse, asma, febres e cólicas menstruais. Para dores reumáticas, os banho feitos com o alecrim trazem alivio. Anti-séptico e cicatrizante, o suco feito com as folhas maceradas é indicadas para feridas. Também é utilizado para cuidar d beleza, como nos casos de cabelo seco e pele cansada.

Alface

Comum em saladas, a alface é eficiente contra a insônia, o reumatismo, a conjutivite, alem de ser diurética, calmante e depurativa. Pode ser consumida ao natural ou em sucos.

Alfafa

Embora seja mais comum o uso dessa planta na alimentação de cavalos, a alfafa é também muito benéfica para as pessoas. Ela é ótimo suplemento alimentar e diurético. Pode ser utilizada em pó, em extrato fluido e a erva seca (para se fazer infusões).

Alfavaca

Contém sais minerais, ferro e tanino (substancia adstringente). Em forma de chá ou condimento, a folha e a flor da alfavaca são diuréticas, cicatrizantes, digestivas e indicadas em casos de tosse.

Alfazema

A flor da alfazema é usada em chás e banhos para dores de cabeça, insônia, nervosismo, doenças da pele e respiratórias, problemas digestivos, mau hálito, picadas de inseto, em casos de queimadura e depressão.

Alho

O alho tem propriedades que ajudam a tratar fraqueza, gripe, pressão alta, verminose, tuberculose, reumatismo, infecções, febre, bronquite, difteria e tifo. Também age como depurativo, diurético e digestivo. Pode ser usado em chás, como condimento e ao natural.

Alteia
Semelhante à malva, a alteia possui efeito anti-inflamatório, é calmante, combate as erupções da pele, diarréias, disenterias e pode ser utilizada para prisão de ventre;. Tudo é aproveitado nessa erva. Pode ser empregadas em loções, chás e emplastos.

Ameixa

Possui efeito laxativo e, por isso, é indicada para prisão de ventre e hemorróidas, além de infecções urinárias. As formas mais conhecidas de uso dessa fruta são em doces, compotas e ao natural.

Amora

É ótima para reposição hormonal feminina, indicada para as mulheres que estão na menopausa. O chá feito com a amora é recomendado para esse caso. Essa fruta também é boa para curar aftas, amigdalite, bronquite, queda de cabelo, catarro, problemas nas cordas vocais e diarréia.

Angélica

Usada em chás e em licores, a raiz da erva funciona como tônico, depurativo, atua sobre a falta de apetite alivia problemas digestivos e acidez estomacal.

Anis-estrelado

Bronquite, fraqueza, flatulência e dificuldade de lactação são algumas das enfermidades amenizadas pelo anis-estrelado, utilizando nas formas de chás, condimentos ou licores.

Arruda

Conhecida por espantar o mau-olhado, essa planta medicinal também pode ser  empregada para dores reumáticas e de ouvido, ciclo menstrual desregulado, infestação de piolhos e lêndeas e infecções em geral. Não deve ser usada por gestantes e nem ingerida, por isso costuma-se manipular suas folhas em banhos e compressas.



Arnica

Sendo usada apenas para uso externo, pois é muito venenosa e não pode ser ingerida, a folha da arnica é excelente para ferimentos, hematonas e contusões. Dela são feitas compressas, tinturas e ungüentos.

Aveia

Fonte de fibras e normalmente consumida em flocos ou como farelo, a aveia é um ótimo energizante, é de fácil digestão e pode agir como antidepressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário