terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tattoo Maori

Na arte maori os desenhos sempre possuem significado diferentemente dos desenhos tribais que na maioria das vezes são formas simétricas e abstratas sem qualquer significado, a tatuagem Maori tem a função de passar uma mensagem de perpetuar um fato é uma forma de expressão artística do individuo mostrar parte de sua personalidade ou demonstrar um afeto sem a necessidade de usar as palavras.


História das Tribos Maori
Na Nova Zelândia há uma riqueza enorme quanto à tatuagem. E a tatuagem mais importante é feita no rosto.
Para muitas culturas, a mão, o rosto e o pescoço ficam fora da pintura corporal. Para os maoris, o homem cobre todo o rosto quanto mais nobre ele é ou pela sua posição social. A tatuagem dá status dentro da tribo ou clã. Quando eles entravam em guerra, cortavam a cabeça do inimigo e colocavam-na em urnas sagradas. No século 19, as cabeças tatuadas dos guerreiros maoris se tornaram objetos cobiçados por colecionadores europeus. O tráfico dessas cabeças começou com os próprios maoris, eles passaram a matar e vender para comerciantes e trocá-las por armas de fogo.

Observação: Só pra ficar claro, Aborígines são da Austrália e os Índios do Brasil, a Nova Zelândia tem Maoris.

Modelos de tatuagens maori

Tatuagem Maori de Sol 
oferece a prosperidade, vitória, além de felicidade, atraindo muita energia positiva.


A tatuagem Maori de pontas de seta
Significa que possui armaduras e peças dos guerreiros de um clã.

Os ventos
significam dificuldades vencidas e superadas no decorrer da vida.

Tatuagens Maori de Arraia 
Este animal não é considerado totalmente positivo, alguns deles possuem ferrão que significa a morte de quem a utiliza e entre os maoris existe o ditado de que não se deve mexer com uma arraia.

Tatuagem Maori de Círculos em aspirais
Representam para seus criadores o curso da vida sem fim além de ser uma forma de se homenagear ou demonstrar o seu apreço pelos ancestrais.

Folhas abertas de samambaia adulta 
É como uma espécie de guia, uma bussola, para quem tiver este tipo de desenho tatuado não se perder nos caminhos da vida entre os outros. 

O chamado Ngaru 
são ondas bastante comuns em diversos desenhos Maoris, águas e também canoas, ou algumas imagens que transpassem o movimento considerado como um rastro é o significado de continuidade.




Imagens e fotos de tatuagens Maori







Nenhum comentário:

Postar um comentário