terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alimentos que fazem bem com a Letra B



Banana

Afasta as câimbras, age no sistema nervoso, nos músculos e no aparelho digestivo. A banana ainda auxilia o funcionamento do coração.

Bardana

Fonte de vitamina C, cálcio e magnésio, essa erva de folhas largas é depurativa, diurética e ajuda a eliminar as impurezas do organismo. É um tônico para os ossos e dá ânimo. Quando cozida, suas folhas têm sabor parecido ao da chicória. Suas raízes podem ser consumidas cruas ou cozidas. Se usada externamente, é anti-séptica, cicatrizantes e anti-inflamatórias.

Batata

Muito conhecida, suas folhas têm propriedades que aliviam as dores reumáticas e espasmódicas. Combate o escorbuto e a enxaqueca (colocar rodelas de batata na testa alivia as dores de cabeça). A cataplasma feita com esse tubérculo é usada para queimaduras.

Berinjela

Além de saborosa, a berinjela é utilizada para inchaços em geral. Fazer um emplasto com esse legume alivia diversas inflamações.

Beterraba

Funciona como laxante e atua contra a anemia. Seu suco é empregado para vencer a debilidade de pessoas doentes, além de combater o reumatismo e a artrite. Seus talos também devem ser aproveitados, pois possuem vitamina A e sais minerais.

Boldo

Serve para limpar o organismo, combatendo cólicas hepáticas, dor de estômago, digestão difícil, fraqueza, insônia, falta de apetite e tontura. É utilizado em chá, emplasto, elixir, pó, tintura e xarope.

Brócolis

Essa hortaliça, quando consumida crua, oferece fibras e nutrientes, mas é em forma de suco que dá para se aproveitar melhor suas propriedades terapêuticas. É indicado para anemia, fadiga, excesso de peso, pressão arterial elevada, distúrbios da bexiga, da pele, cardíaco, hepático, menstruais, renais e visuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário